logos

20/12/2018
15:41
Por: Dégagé

Apresentações encerram neste domingo, 23, com o Coral da Luz, das sacadas do Hotel Excelsior, e a Camerata da Orquestra Sinfônica da Uece, no Cineteatro São Luiz

A 22ª edição do Ceará Natal de Luz chega ao fim, neste domingo, 23, após 30 dias de apresentações em vários bairros de Fortaleza. De acordo com estimativas da organização do evento natalino, mais de 190 mil pessoas assistiram a programação nos três palcos principais, a Praça do Ferreira e o Cineteatro São Luiz, no Centro, e a Praça Portugal, na Aldeota.

Coral da Luz (Foto: Falcão Junior)

Neste ano, a festa recebeu grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Fagner e Toquinho, que brindaram o público com shows únicos e especiais. O evento trouxe ainda grupos regionais, orquestras e cameratas com um repertório natalino, exaltando a música erudita. Peças teatrais também emocionaram as diferentes gerações que formaram o público do Ceará Natal de Luz.

Para a última noite de programação, o Coral da Luz, formada por crianças e adolescentes, deve mais uma vez encantar as centenas de pessoas que têm ido diariamente acompanhar as apresentações, que começam pontualmente, às 18 horas, das sacadas do Hotel Excelsior, o mais antigo arranha-céu ainda de pé da Capital cearense.

Após o Coral da Luz, a plateia poderá assistir a um concerto especial da Camerata da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE), no Cineteatro São Luiz, às 19h30. Com repertório natalino e clássicos populares, a camerata se apresenta sob a regência de Willian Ciríaco e Rélmerson Lima. Entre as obras, o grupo interpreta Concerto de Natal, de Arcangelo Corelli. Tangos e trilhas de filmes também estão no repertório da apresentação. Na ocasião, o Cineteatro receberá alimentos não perecíveis para as instituições beneficentes “Escola Acústica da Natureza” e “Fundação Capoeira Água de Beber”. O acesso é gratuito.

A Camerata da OSUECE é o grupo selecionado de cordas (violinos, violoncelos, violas e contrabaixos) que faz repertório especializado para essa formação. Tem como integrantes 22 instrumentistas da OSUECE.

Camerata da UECE (Foto: Giseldo Castro)

OSUECE

A OSUECE é formada por cerca de 65 integrantes distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. A direção e regência titular é do prof. Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela Universidade do Texas, Austin, EUA. Professor de composição do Curso de Música da UECE, o maestro desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988.

A orquestra tem um conjunto variado de obras em seu repertório: de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividade composicional no Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares e obras do repertório tradicional sinfônico.

O projeto da OSUECE é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É sobretudo uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade. A Reitoria e Vice-Reitoria da UECE, as Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis–PRAE, de Extensão–PROEX, de Pesquisa e Pós-Graduação–PROPGP têm dado importantíssimo apoio à Orquestra.

Parceiros

O Ceará Natal de Luz 2018 é uma realização da CDL de Fortaleza, Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Prefeitura de Fortaleza (Secretaria Municipal de Turismo), Sesi/Fiec, Indaiá, Nacional Gás, Café Santa Clara, Zenir, M Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Normatel, Banco do Nordeste e Assembleia Legislativa. E tem ainda o apoio do Governo do Estado do Ceará, do Sistema Verdes Mares, da Faculdade CDL, do Sindiônibus, da Câmara Municipal de Fortaleza, da GOL, do Shopping Del Paseo, do Shopping Aldeota e do Jardins Open Mall.

Compartilhar
Dégagé on FacebookDégagé on InstagramDégagé on Youtube
Dégagé
Uma agência de comunicação integrada que age como parceira junto a grandes empresas e instituições. Oferecemos serviços e produtos que contribuem para o crescimento e fortalecimento de cada marca nas mais diversas áreas de atuação como política, econômica e cultural.

Publicado por

Dégagé

Uma agência de comunicação integrada que age como parceira junto a grandes empresas e instituições. Oferecemos serviços e produtos que contribuem para o crescimento e fortalecimento de cada marca nas mais diversas áreas de atuação como política, econômica e cultural.


Copyright © Degage Clipping. Todos os direitos reservados