logos

26/12/2018
08:24
Por: Dégagé

Mais de 190 mil pessoas acompanharam os 30 dias de programação da 22ª edição do Ceará Natal de Luz, de acordo com estimativas da organização do evento natalino. As apresentações foram encerradas neste domingo, 23, com mais um show do Coral da Luz, formado por crianças e adolescentes, que por mais um ano encantaram dezenas de pessoas diariamente, das sacadas do Hotel Excelsior, o mais antigo arranha-céu ainda de pé da Capital cearense.

Coral da Luz (Foto: Falcão Jr. Fotografia)

Após o tradicional Coral da Luz, foi a vez da plateia assistir a um concerto especial da Camerata da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE), no Cineteatro São Luiz. Com repertório natalino e clássicos populares, a camerata interpretou o Concerto de Natal, de Arcangelo Corelli, além de tangos e trilhas de filmes. As cadeiras do teatro que comporta mil pessoas estavam quase todas ocupadas por olharem e ouvidos atentos a apresentação magistral.

Para o coordenador geral do Ceará Natal de Luz e presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, o sucesso de público da última noite do evento natalino foi o coroamento de um trabalho, desenvolvido ao longo do ano, e que resultou em uma programação diversificada, atendendo ao público de diferentes pontos da Cidade.

“Temos a sensação de missão cumprida, porque conseguimos levar às pessoas atrações populares e também de música erudita, além de teatro. E o mais importante, espalhamos a mensagem de paz que foi nossa busca desde o primeiro momento. Uma paz que está dentro de cada um de nós e que desejamos ser constante no coração de cada um no ano que está pra começar”, afirmou Assis Cavalcante, destacando o lema do Ceará Natal de Luz 2018, “Somos Luz. Somos da Paz.”

Palcos do Natal

O sucesso desta edição foi visto logo no primeiro dia, em 23 de novembro, quando 60 mil pessoas foram à Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Na abertura, a multidão assistiu o acendimento da árvore de 24 metros de altura, ficou encantada com a chegada do Papai Noel de helicóptero e descendo de rapel, e cantou os sucessos eternizados por Fagner.

O cantor e compositor cearense não foi o único a abrilhantar o evento natalino. No dia 9 de dezembro, Gilberto Gil subiu ao palco do Cineteatro São Luiz, que também recebeu a programação do Ceará Natal de Luz neste ano. Os ingressos para o show do baiano se esgotaram em meia hora. Para atender ao grande público de fãs e seguidores do artista, a Praça do Ferreira se transformou em mais um ambiente de confraternização para celebrar Gil. Feiras de artesanato e gastronomia na praça, bem como um ambiente especial que abrigou dois telões de led em proporção 5×3 para a transmissão simultânea do show em praça pública.

No mesmo dia, Waldonys cantou junto com as crianças do Coral da Luz, das sacadas do Hotel Excelsior. Além das canções natalinas, o sanfoneiro interpretou clássicos do forró pé de serra e do baião, colocando todos presentes na praça para dançar.

Outro palco do Natal de Luz que recebeu um dos grandes compositores e músicos do Brasil foi a Praça Portugal. No dia 16 de dezembro, o coração da Aldeota ficou lotado para acompanhar Toquinho. O artista que está comemorando 50 anos de carreira mostrou técnica e sensibilidade em sua aquarela de sons e harmonias que conquistam plateias de todas as idades.

Ainda na Praça Portugal, as famílias se divertiram e se emocionaram com atrações diversas. No três fins de semana de programação no logradouro, o grupo Blitz Intervenções encenou peças teatrais com contos clássicos do Natal. Tiveram ainda orquestras, cameratas, tenores, sopranos, corais e grupos juvenis que encantaram o público.

Coral Itinerante

E como o artista também vai onde o povo está, nada melhor do que ter apresentações nos terminais de ônibus. Para atender esse público de mais de um milhão de pessoas, que não tem tempo de ir à Praça do Ferreira, no Centro, e à Praça Portugal, na Aldeota, onde ocorre tradicionalmente a programação do Ceará Natal de Luz, a organização do evento natalino levou o  Grupo Vocal Porta Voz, uma versão adulta do famoso Coral da Luz, para os seis terminais de ônibus. Regido pelo maestro Poty Fontenelle, diretor artístico e cultural do Natal de Luz, o Coral Itinerante emocionou os passageiros com as clássicas músicas natalinas.

Além dos terminais de ônibus, o Coral também esteve na Avenida Monsenhor Tabosa e na Praça Luíza Távora, logradouros que receberam a decoração do Natal de Luz, e em uma praça no bairro Vila União.

Decoração

Os adornos natalinos (anjos, estrelas e pastores) nas cores branca, verde, vermelha e dourada criados pelo cartunista, chargista e artista plástico Mino Castelo Branco são uma atração à parte, que este ano, além de se conectarem com o lema da paz, também fizeram uma homenagem aos 60 anos do Cineteatro São Luiz. O prédio tombado como patrimônio histórico e cultural do Ceará foi durante décadas o principal cinema do Estado, e desde 2007 virou também palco para teatro. Hoje, é um equipamento da Secretaria de Cultura (Secult-CE).

As árvores da Praça do Ferreira (25 metros) e da Praça Portugal (36 metros) tiveram a assinatura do escritório Denise & Pablyto Arquitetura e Comunicação e, como acontece todos os anos, homenagearam símbolos da cultura regional. A riqueza da arquitetura do Cineteatro São Luiz cedeu seus pomposos detalhes no estilo art-déco à decoração do Ceará Natal de Luz.

As formas geométricas e lineares são traços marcantes no interior do cine. Os arabescos de seus corrimões e grades, as pétalas de seus rebuscado teto e seus imensos lustres de cristais foram referências inspiradoras para a concepção do design das árvores de Natal. Um conjunto visual de muito brilho, com desfecho imponente, tendo em sua base maior uma cascata luminosa transformando-se em um imenso lustre natalino.

Os elementos e a iluminação do Natal de Luz enfeitaram também o Paço Municipal (sede da Prefeitura de Fortaleza), o Palácio da Abolição (sede do Governo do Estado), a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), a Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE), a Faculdade CDL, a Avenida Monsenhor Tabosa, o Estoril, a Universidade de Fortaleza (Unifor), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), a Central de Artesanato do Ceará (CeArt), o Tribunal Regional do Trabalho 7ª Região (TRT) e o Centro de Eventos do Ceará.

Um destaque ficou por conta do novo calçadão da Guilherme Rocha que reformulado ganhou uma iluminação especial. Como se fosse um céu estrelado, estruturas metálicas com lâmpadas de LED cobriram o corredor comercial chamando atenção de todos que passaram pela rua. A decoração ficará na via até o dia 31 de janeiro de 2019.

Atividades físicas

Além de decorar e iluminar a cidade, o Ceará Natal de Luz também incentiva a prática de atividades físicas. O Passeio Ciclístico com Papai Noel, que teve a primeira edição em 2016, envolveu novamente os ciclistas no espírito natalino e na prática saudável de esportes. No dia 03 de dezembro, cerca de 300 ciclistas se concentraram na Praça Portugal, de onde sairão em um percurso que incluiu os principais pontos turísticos de Fortaleza.

E como atividade física é sempre uma boa pedida, além do ciclismo, uma das novidades deste ano do evento natalino, foi a Corrida da Luz, realizada no último dia 19. Em parceria com a Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), a prova de atletismo reuniu dezenas de atletas amadores e profissionais, em dois percursos (6 e 12 km), com largada no Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema, passando pelas principais vias da orla, da região central e da Aldeota.

A iniciativa visou ainda estimular o espírito solidário. No local da largada, foi montado um posto de arrecadação de doações de latas de leite em pó, a serem enviadas ao Instituto do Coração da Criança e do Adolescente (Incor), e tênis usados para a Força Falcão de Atletismo, entidade sem fins lucrativos que trabalha com crianças que sonham em um dia chegar no pódio olímpico através do atletismo.

Consciência ambiental

O Ceará Natal de Luz também tem um importante compromisso com o meio ambiente. A ação de troca garrafas plásticas por mudas de plantas frutíferas, ornamentais e medicinais, contribuindo com a redução dos problemas climáticos, foi novamente bem recebida pelo público. A iniciativa que teve início em 2007 tinha a meta de plantar 1 milhão de árvores até 2017, mas a marca foi alcançada três anos antes, em 2014, quando foi fincada uma muda de pau-brasil na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Entre as espécies distribuídas, mudas de caju, acerola, goiaba, palmeira, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí e ipê. Neste ano de 2018, o projeto alcançou a marca de 1,4 milhão de mudas distribuídas, levando em conta toda a campanha.

Concurso de Fotografia

Com o intuito de registrar esses momentos mágicos e envolver todos no clima natalino, foi realizada a 4ª edição do Concurso de Fotografia “Ceará Natal de Luz” que contempla as fotografias originais (sem nenhum tipo de montagem ou manipulação digital) feitas no período de 23 de novembro a 16 de dezembro de 2018. Para concorrer, era necessário publicar uma foto, de acordo com o tema do concurso, no perfil pessoal no Instagram e adicionar na legenda a hashtag #CearaNatalDeLuz.

Mais de 420 fotógrafos amadores e profissionais publicaram fotos e se tornaram aptos a passar para próxima etapa do Concurso de Fotografia. Como previsto no regulamento, 20 (vinte) foram escolhidos por uma comissão julgadora para a etapa de votação popular. O vencedor foi Jorge Matheus com quase 70 mil votos (68619 votos). Ele ganhará R$ 3.000,00 (três mil reais) com uma imagem noturna que destaca a iluminação do prédio que pertence a decoração do Natal de Luz, a frente iluminada por flash uma performance de dança. Relação figura fundo bem equalizada na luz e na composição.

Do Ceará para o Brasil

Em parceria com a companhia aérea Gol, a Setfor e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE), o Ceará Natal de Luz trouxe sete jornalistas de diferentes estados para cobrir o evento natalino e divulgar a Capital cearense. Nos três dias em que permaneceram em Fortaleza, os jornalistas foram a Associação Mãe África, que prepara as crianças do Coral da Luz, conheceram o Centro Histórico e o potencial turístico e econômico da cidade em uma reunião na CDL de Fortaleza, degustaram da nossa gastronomia na barraca Marulho, na Praia do Futuro, e visitaram um bar no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Todos pontuaram que as cidades deles não ofereciam um evento natalino e uma estrutura turística como a Capital Cearense, que tem atraído cada vez mais atenção com o aumento de voos internacionais diretos, mais próximos da Europa e dos Estados Unidos. Entre os convidados haviam jornalistas de São Luís (Maranhão), Recife (Pernambuco), Belo Horizonte (Minas Gerais), Curitiba (Paraná) e Brasília (Distrito Federal).

Parceiros

O Ceará Natal de Luz 2018 é uma realização da CDL de Fortaleza, Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Prefeitura de Fortaleza (Secretaria Municipal de Turismo), Sesi/Fiec, Indaiá, Nacional Gás, Café Santa Clara, Zenir, M Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Normatel, Banco do Nordeste e Assembleia Legislativa. E tem ainda o apoio do Governo do Estado do Ceará, do Sistema Verdes Mares, da Faculdade CDL, do Sindiônibus, da Câmara Municipal de Fortaleza, da GOL, do Shopping Del Paseo, do Shopping Aldeota e do Jardins Open Mall.

Compartilhar
Dégagé on FacebookDégagé on InstagramDégagé on Youtube
Dégagé
Uma agência de comunicação integrada que age como parceira junto a grandes empresas e instituições. Oferecemos serviços e produtos que contribuem para o crescimento e fortalecimento de cada marca nas mais diversas áreas de atuação como política, econômica e cultural.

Publicado por

Dégagé

Uma agência de comunicação integrada que age como parceira junto a grandes empresas e instituições. Oferecemos serviços e produtos que contribuem para o crescimento e fortalecimento de cada marca nas mais diversas áreas de atuação como política, econômica e cultural.


Copyright © Degage Clipping. Todos os direitos reservados